Perguntas Frequentes

 

O curso Técnico em Secretaria Escolar é reconhecido pelo MEC?

Sim, o curso Técnico em Secretaria Escolar consta do CATÁLOGO NACIONAL DOS CURSOS TÉCNICOS, do Ministério da Educação. Somente os cursos que constam deste Catálogo são reconhecidos pelo MEC.


O CEPN tem autorização para funcionar?

Sim. Desde 2008, o CEPN é credenciado e autorizado a funcionar pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Para conferir, acesse o site do Conselho www.ceesp.sp.gov.br

 

O diploma de Técnico em Secretaria Escolar é registrado?

Sim. Todo diploma de curso técnico expedido pelo CEPN é devidamente registrado no Sistema de Gestão do Governo de São Paulo e validado pela Secretaria de Educação de São Paulo, tem plena validade nacional para todos os fins e direitos.

 

O curso Técnico em Secretaria Escolar possibilita prestar concurso público?

Sim, concursos municipais, estaduais e federais. Em muitos estados, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, é obrigatório ter o diploma para tomar posse no cargo de Secretário Escolar.

 

Para atuar como Secretário Escolar é preciso ter o registro profissional?

Não. O Ministério do Trabalho concede registro profissional somente àquelas profissões regulamentadas, cuja norma exija o prévio registro para ingresso no mercado de trabalho. A profissão de Secretário Escolar não é regulamentada, assim não é necessário obter o registro da SRTE, antigo DRT. Para trabalhar como Secretário Escolar basta ter o diploma de curso técnico em mãos. Oficio SRTE

 

Para evolução funcional os cursos ministrados pelo CEPN contam pontos?

Sim. Tanto o curso técnico como os cursos de capacitação oferecidos pelo CEPN dão direito a pontos para evolução funcional. Sendo que o curso técnico dá direito a mais pontos na evolução. Para saber mais informações sobre evolução funcional entre em contato com o órgão que você trabalha, responsável pelo cadastramento de cursos e títulos.


O curso Técnico facilita o ingresso no mercado de trabalho?

Sim, com o diploma em mãos é a forma mais rápida de ingressar no mercado de trabalho. Pesquisas comprovam que um curso técnico aumenta em 48,7% as chances de conseguir emprego com carteira assinada e o salário é maior.


Como é realizado o curso Técnico em Secretaria Escolar no CEPN?

É realizado a distância, pela internet. Os cursos do CEPN tem como base o conceito mundial de educação a distância: anytime, anywhere, ou seja, o aluno pode estudar em qualquer hora e em qualquer lugar, basta ter um computador com acesso à internet. Não há necessidade de ir a um polo ou ter hora marcada para as aulas. Nos cursos do CEPN o aluno estuda na velocidade de seu conforto, no local preferido, nos dias e horários de sua conveniência, sem gastos com transporte.


Como são realizadas as avaliações?

As avaliações parciais são realizadas ao final de cada disciplina, pela internet. A avaliação final é realizada na sede do CEPN, em data agendada pelo aluno. As questões das avaliações parciais e da avaliação final são objetivas, de múltipla escolha, envolvendo conteúdos estudados durante o curso.


O CEPN cobra taxas para fazer provas e avaliações?

Não. O CEPN não cobra taxas para fazer provas e avaliações Também não são cobrados os serviços de matrícula, de emissão do histórico escolar e do diploma. Também não são cobrados os materiais didáticos, são totalmente gratuitos.


Há estágio no curso?

A oferta do estágio supervisionado é facultativa pela legislação escolar. O CEPN não exige estágio, o aluno poderá realizá-lo caso desejar.


Qual o prazo mínimo para realizar o curso Técnico em Secretaria Escolar no CEPN?

O prazo mínimo é de 7 meses.


O curso tem material didático?

Sim. O curso tem um prático manual da secretaria, contendo orientações essenciais para facilitar a rotina do trabalho do secretário escolar.

 

Pessoas que residem fora do estado de São Paulo podem se matricular no CEPN?

Sim, pois o diploma do CEPN é legalmente expedido e registrado no Sistema de Gestão do Governo de São Paulo tem plena validade nacional para todos os fins e direitos.


Onde se localiza o CEPN?

O CEPN localiza-se na zona norte de São Paulo, no bairro de Vila Maria.


O CEPN facilita o pagamento das mensalidades?

Sim, facilita em até 8 parcelas e para pagamento à vista há desconto. O boleto é gerado por você no próprio site do CEPN. Há descontos nas mensalidades para os parceiros do CEPN.


Voltar